Sampaio Corrêa

21 | ago | 2018 - 08:03 - 5175 visualizações

[hupso]

Ato de superação

Com o verbo superar na cabeceira, Sampaio joga pela vitória da redenção na Série B

Superação. Palavra derivada do verbo superar, ato ou efeito de ultrapassar uma situação desagradável. Ação de vencer, de conseguir a vitória. Superação; este tem que ser o substantivo adotado pelo Sampaio de agora em diante, sem negociação.

Sampaio entra em campo para reencontrar o caminho das vitórias (Foto: Elias Auê)

Dói, machuca demais atravessar por um vale de desalento, criando, com isso, um mar de desespero e apreensão. Às vezes, o fardo se torna muito pesado para se carregar, mesmo com tantos ombros de apoio. Tal qual na vida, o futebol também proporciona essas provações devastadoras, capazes de suprimir qualquer luz, por mais ínfima que seja, no fim do túnel.

Um homem – no sentido mais amplo da palavra – começa a perder a vida quando se entrega às adversidades impostas por certas situações desleais, que abatem e destroem. São nessas horas que o substantivo acima citado precisa ser despertado, para transformar o precipício em esperança, as trevas, em luz.

O tribunal da agonia visualiza o Sampaio como um condenado no corredor da morte. Um pensamento até compreensível, devido ao momento atual da equipe, mas que deve ser combatido por quem reconhece a gravidade da situação sem renegar a força e a estigma de torcer por um clube das dimensões do Sampaio Corrêa.

Abatido, ferido, desprezado. Morto, jamais. O Sampaio não se entregará sem lutar. Seu DNA não permite tamanha resignação. Não, não permite. Perceberam a quantidade de vezes que o vocábulo “não” foi descrito em um único parágrafo? É o instinto Tricolor de sobrevivência, de quem não se curva, e nunca desistirá enquanto houver um fiapo de esperança.   

Hoje tem jogo. É tarde, um horário quase devorado pela madrugada, e programado para desestimular até mesmo o coração mais venturoso que possa existir. Mas o que é uma vida sem sacrifício? Sem motivos para viver por alguém? Exatamente. Não tem sentido nenhum. Não se trata de A, nem B, muito menos de C, mas, sim, pela Bolívia Querida, uma paixão que transcende até os limites do impossível. Agora e sempre. É forte, é inexplicável. É simplesmente Sampaio Corrêa.

PUBLICIDADE

36 respostas para “Ato de superação”

  1. Não precisamos de um texto bonito. Queremos é onze que saiba jogar bola.

  2. Ronaldo Sousa disse:

    Aos pessimistas só digo isso, hoje a vitória é nossa!

  3. Realmente isto em outro tempo expus. Pois falta treinos entre os profissionais e a base no Castelão e análise após cada partida. Quando o time passar por sufoco cadê o goleiro para simular e pedir atendimento. Estes nossos jogadores que ficam sem se especializar cada um em cobranças de escanteios com ar de gol olímpico, cobranças de faltas por baixo e por cima da barreira e penalte. Alguém para treinar arremesso de lateral na área da meia lua. O resto é entrosamento, raça e resistência física até o final. Vamos chamar falta e de olho no que tiver cartão para forçar o vermelho. Testar bem os esquemas táticos pois a nossa equipe responde melhor em uma situação constante.

  4. Meu amigo Ismar Costa até aqui só você teve um jogador contratado ou seja o grande Esquerdinha q tanto você pediu a contratação do mesmo e não é aproveitado como deveria ser ou seja 20,30,45 , 70 e 90 minutos ele Alvinho,Odair Lucas q o nosso amigo Adelino tanto pede meus amigos a nossa defesa e a segunda mais vazada e não muda os jogadores chega terça joga na sexta onde fica o entrosamento,o conjunto aqui é diferente e temos amigos torcedores como eu, você ,e muitos outros q somos criticados por indicar alguem. Vamos lá Sampaio 2 X 0

  5. Jose Rossini Costa Machado disse:

    Gilvane Carvalho Ferreira disse:
    21 de agosto de 2018 às 15:27
    Não aguento a falta de um espírito vencedor do time e o pessimismo do Rossini que adora dar resposta para todos os comentários.

    Eu, por minha vez, também não aguento ficar 11 jogos sem saber o que vencer….

  6. Fernando silva disse:

    Mais um jogo. Se pelo menos os jogadores que quisessem jogar bola, nós venceriámos. É uma pena !!!

  7. Gilvane Carvalho Ferreira disse:

    A continuação…
    É claro que naquele tempo de Eloir a relação de amor era tão forte que o pedido do torcedor, mesmo acompanhado de um palavrão, não soava como um xingamento e acho que o Eloir não o interpretava assim. Hoje no estádio os xingamentos são de deixar o jogador com muito mais moleza em campo do que reanimá-los para o jogo.
    Alguém tem que ser o Capitão dessa reação, se forem torcedor e jogador será muito melhor. Mas se isso não for possível que esse passo seja dado pelos jogadores. Bom desempenho para todos.
    Pra cima deles, Sampaio!

  8. Gilvane Carvalho Ferreira disse:

    A superação pode ser conquistada com uma ação conjunta de jogador e torcedor. Saudades do tempo de Eloir e cia, pois já vi o time estar mal em campo e era só o torcedor gritar Eloir (Po…Palavrão) vamos jogar e o time se superava rapidinho. No próprio jogo da Série C ano passado contra o Salgueiro no Nhozinho Santos o time não estava marcando gol e foi só a torcida empurrar o time que o Isaac começou a marcar e a partir desse jogo o time começou a ser outro, tanto que conseguimos o Acesso para essa Série B a qual esperávamos muito mais do que brigar para não cair, pois fomos campeões do Nordeste e isso não é pouca coisa.
    Tem continuação.

  9. Claudio Pinheiro disse:

    Chega de poesia dramática!!!
    Escreva assim: TEM QUE JOGAR BOLA!!!!
    Jogando bola, a torcida volta!

  10. Sampaio da America disse:

    “Ato de superação……”! Gostei muito da escrita, me fez lembrar do garotinho que carregou seu irmão ferido na guerra do Vietinã onde o reporter perguntou se ele era pesado igual um fardo para o garotinho carrega-lo.
    O garotinho respondeu, Ele não é um fardo, Ele é meu irmão, (Escutem a musica dessa historia).
    Sampaio tambem não é um fardo,
    Vamos nos unir nação tricolor,
    Energia positiva Sampaio Corrêa,
    Vumbora Sampaio…!!!

  11. Gilvane Carvalho Ferreira disse:

    Não aguento a falta de um espírito vencedor do time e o pessimismo do Rossini que adora dar resposta para todos os comentários.

  12. WASHINGTON MENEZES E SILVA disse:

    BOM MEUS AMIGOS, NA VERDADE TORCEDOR QUE PENSA SÓ PRA BAIXO É BOM QUE NEM COMPAREÇA AO ESTÁDIO E TAMBÉM POR FAVOR NÃO ASSISTA AO JOGO. CADA JOGO É UMA HISTÓRIA DIFERENTE, TORCEDOR TEM QUE ACREDITAR SEMPRE, SOBRE O TEXTO MUITO E VALE SIM COMO INCENTIVO PARA OS VERDADEIROS TORCEDORES DA BOLÍVIA QUERIDA. AZARÕES PELO AMOR DE DEUS FAÇA EXATAMENTE ISTO QUE FOI COLOCADO!

  13. É bom mostrar esse texto para o jogadores e não para os torcedores q mesmo com um público pequeno nos jogos ainda parece vejam os público da campanha de 2014 e 2015 o Paissandu q é tido por nós como bom de público é não perdeu para Ponte Preta deu 4 mil meus amigos se o time estiver mal isso doe em nós torcedores.protestar não é só no Castelao dia de joga temos q protestar no treino no aeroporto co.o todos os torcedor e fazem mundo a fora ou aqui é prezo vai para o fuzilamento

  14. Adilson Brandão disse:

    Acredito que a torcida do Sampaio queira somente a vitória, será que é pedir demais?; acredito também que não é. Não importa como ela venha (Vitória), mas que venha. Estarei lá e vou torcer até o final.
    Sempre Bolívia Querida.

  15. Marcão disse:

    Texto bonito, mais quando começar o jogo vcs vão ver onze totalmente desmotivados!

  16. Ismar costa/TERESINA-PIAUÍ disse:

    RAPAZIADA, o que intriga mesmo é a total falta de explicação para a “rejeição” do Esquerdinha, para organizar a meia cancha do nosso TIME. Tenho certeza que ele NÃO desaprendeu, na arte de jogar um futebol de alto nivel! Por quê??
    ismar!!

    • José Rossini Costa Machado disse:

      Na maioria das vezes ele entrou quando o caldo já estava derramado e no final do segundo tempo. Odair Lucas é um zagueiro de bom porte físico, que joga com raça, e já era também pra ter vez nesse time do Sampaio. Se a comissão técnica acha que ele não reune condições técnicas para atuar, então é melhor liberar o atleta. Está ganhando sem jogar….. O problema é que o técnico indicou alguns zagueiros, aí prioriza esses…..

    • Raimundo José Silva disse:

      Concordo plenamente com você ISMAR.

  17. RILDO CAMPOS disse:

    O time não sabe dá pressão não ? roubar a bola ? agredir ? tem que ter sangue nos olhos, as vezes só a vontade não é suficiente, tem que ter o coração.

    Poxa, sei que os próprios jogadores não estão satisfeito com a situação, mas se continuarem fazendo as mesmas coisas, terão sempre as mesmas coisas.

    O torcedor tá sofrendo.

  18. Paulo disse:

    ASSESSORIA, A SITUAÇÃO DE ELOIR, O QUE ESTA ACONTECENDO, PORQUE AINDA NÃO FOI RELACIONADO PRO JOGO.

    • Questão jurídica geralmente custa um pouco mais mesmo, mas está se encaminhando para ser resolvida ainda esta semana.

      • ismarcosta/TERESINA-PIAUI disse:

        É, MINHA EXCELSA ASSESSORIA DE…! SE A QUESTÃO JURÍDICA, POR SÍ SÓ, JÁ É ENROLADA/ARRASTADA, IMAGINA, COM ESSA MÁ VONTADE INFERNAL DO REPRESENTANTE DO “BODE VÉI DO SEU GREGÓRIO”!! TOMARA QUE RESOLVAM ISSO ANTES DO TÉRMINO DAS INSCRIÇÕES. DIFÍCIL!!!
        ismar!!

  19. flavio disse:

    Minha opnião é que sempre depois dos jogos peguem todos os atletas e comissão técnica e mostrem exaustivamente o vt de todo o jogo, pois eu não consigo entender que os mesmos erros acontecem em todos os jogos e parece que só nos torcedores conseguimos ver e olha que não somos profissionais e nem os jogadores e nem a comissão técnica nao consegue enxergar a quantidade de erros durante uma partida e olha que estou falando dos erros infantis não estou nem me referindo a erros de deficiência técnica. Vi um comentário aqui no site que talvez diga tudo, tenho certeza que jogadores formados na base do clube e que são prata da casa estariam rendendo mais em campo pois defenderiam a equipe dando tudo de si, do que estes que estão fazendo de conta que estão defendendo a nossa bolívia.

  20. JAraujo disse:

    Se nós torcedores não nos unirmos e protestar, criticar, vaiar, não sairemos dessa.
    Mas tudo isso tem que ser feito dentro do estádio, com a nossa presença durante os jogos.
    – Tem pessoas que quando os pais envelhecem a atitude é coloca-los em um asilo ou desprezá-los por completo.
    Me parece, infelizmente, essa a atitude de alguns torcedores do Sampaio, que pelo fato do time atravessar uma fase de ruim, o melhor caminho que eles encontram é esquecer ou desprezar, o que me parece de uma enorme covardia.

  21. José Rossini Costa Machado disse:

    Em dramaticidade o texto superou Antígona, de (Sófocles), e Macbeth de Shakespeare, só nos resta saber se os atores de hoje noite estão aptos a desempenharem seus papeis com vibração e competência. O público que certamente será menor que o do último espetáculo, vai está ressabiado, vendo o desenrolar desse drama. Só tem um detalhe! Todo drama tem em seu desenrolar fianal e seu ápice, a tragédia. Espero que os protagonistas desse trama tenham feito uma adaptação e surprenda o público com um final feliz. Na minha opinião, pouco provável. Mas, vamos ao teatro, não custa nada, afinal pra que serve a esperança!!!???

  22. Apolinário Alves Filho disse:

    Acho importante os jogadores assistirem os jogos contra o Vitória e contra o Bahia pela Copa do Nordeste, para ver como o time se portou e como chegou ao título. O Sampaio tem que mostrar em casa, quem que manda e não deixar os visitantes a vontade. Todo mundo tem que correr e marcar e jogar. Tem que chutar em gol sem medo de errar. Vamos que vamos pra cima deles. Temos condição de reagir e sair dessa situação

  23. Jason Oliveira disse:

    Realmente esse texo é de alto nivel e de alta superação, mas se o Sampaio dependesse de texo eramos lideres da competição espero que desta vez funcione.

    • José Rossini Costa Machado disse:

      Eu sei obviamente que a torcida é importante! Entretanto, pode lotar esse Castelão, que não vai resolver se o grupo não tiver qualidade técnica, e jogar com muita de terminação. Botafogo lotou o Engenhão e tomou de 3 do Atlético Mineiro. O próprio Bahia, lotou a Fonte Nova, e não conseguiu marcar um gol no time do Sampaio naquele dia. Entretanto, o time baiano superou esse traruma, de ter perdido a Copa do Nordeste em casa, e está fazendo bonito na Série, arrancando um ponto precioso no Mineirão diante do Cruzeiro. Então meus amigos, não depende de torcedor dizer que acaredita ou não. Vai depender exclusivamente da qualidade desse grupo do Sampaio, e de como eles vão enfrentar esse desafio de sair da zona de rebaixamento.

  24. VICENTE BALTAZAR disse:

    “A mais profunda raiz do fracasso em nossas vidas é pensar, ‘Como sou inútil e fraco’. É essencial pensar poderosa e firmemente, ‘Eu consigo’, sem ostentação ou preocupação”.
    Dalai Lama

    Vamos que vamos a insistência ganhou da persistência.

    • José Rossini Costa Machado disse:

      Isso se aplica literalmente ao time do Sampaio Correa. Não se aplica ao torcedor, que vive dizendo que acredita e não acontece absolutamente nada. Quem tem que acreditar é o jogador que está vestindo o manto tricolor. Não adianta eu ficar dizendo que acredito, que acredito e chegar hoje a noite o time perder novamente. Eles que tem que acreditar que são bons, que são profissionais, que estão sendo pagos para jogar e se possível, jogar bem.

  25. Fábio Bolívia disse:

    Esse texto não é só uma motivação pro torcedor, é uma lição de vida. De arrepiar.

  26. Torcedor maranhense disse:

    Concordo com Ismar, esse texto tem que ser lido hoje aos jogadores antes do jogo. ESPERAMOS HOJE MUITA RAÇA E FORÇA DO INÍCIO AO FIM DO JOGO. SÓ TEM UM RESULTADO HOJE: VITÓRIA DO SAMPAIO.

  27. Rafael Moura disse:

    Emocionado aqui. Vamos pro jogo e conquistar essa vitória.

  28. Lucas Tricolor disse:

    Rapaz, eu nem tava com muita vontade de encarar esse jogo hj, mas depois desse texto não tem como ficar em casa. Vumbora meu Bolivão.

  29. Ismar costa/TERESINA-PIAUÍ disse:

    MINHA EXCELSA ASSESSORIA DE RESPONSA!
    ESSE É UM TEXTO A SER LIDO NA HORA DA “PRELEÇÃO”, AOS NOSSOS “JOGUEIROS” ANTES DO EMBATE DE LOGO MAIS.
    OBS.: A VITÓRIA HOJE SAI!!
    ismar!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não poderemos publicar tudo o que for enviado, mas vamos analisar seu comentário com muito carinho.
(Máximo de 1.000 caracteres. Mínimo de 10 caracteres.)


Sampaio Corrêa - A Bolívia querida de maior torcida do Maranhão
Av. General Arthur Carvalho, Turu Velho - São Luís-MA
CEP: 65066-320 - Email: marketing@sampaiocorreafc.com.br

Todos os direitos reservados ao Sampaio Corrêa Futebol Clube

Acessar » | Webmail