Sócio UniversoTorcedor

Viva a Bolívia Querida!

Sampaio celebra 98 anos de lutas e muitas conquistas

O dia 25 de março não é uma data qualquer. No longínquo ano de 1923, nascia em São Luís a Bolívia Querida de tantas paixões, que hoje celebra mais um marco em sua história; 98 anos de lutas, superações e glórias.

No contexto histórico, um gigante nacional, dominante no Maranhão e cortejado por onde quer que passe. É fácil ver olhos brilhando ao se depararem com as místicas cores encarnada, verde e amarela. É compreensível o orgulho que bate no peito pelo simples fato de ser Sampaio.

Dos 98 anos da Bolívia Querida, o presidente Sergio Frota afirmou o orgulho de ter contribuído com 14 temporadas pelo seu clube de coração. Ao olhar para trás, lembra o cenário deteriorado que encontrou, e sorri ao constatar as transformações ao longo desse período.

Paredes detonadas, matagal por toda parte e condições precárias de treinamento. O cenário era assustador, ao mesmo tempo que desafiador, conforme o presidente boliviano, que não deixa de reconhecer o esforço de membros da sua diretoria, como Luis Fernando Cadilhe e o saudoso Batista Oliveira. Um guerreiro que recentemente partiu deste plano, mas deixou seu legado de trabalho e amor pelo Sampaio.

A sala de troféus também foi incrementada durantes a gestão Frota. Um total de 14 títulos. Entre eles, um Campeonato Brasileiro, invicto, uma Copa do Nordeste e seis estaduais.

A Copa do Nordeste foi uma das grandes conquistas da gestão do presidente Sergio Frota (Foto: Lucas Almeida)

A saúde financeira do clube também é um fator a ser destacado durante a administração atual, com a diminuição do passivo, além se terem sido equacionadas as principais dívidas com a União; FGTS, INSS, Dívida Ativa da União e Tributos Federais.

Em 2007, o Sampaio não estava disputando nenhuma divisão do futebol nacional, ocupava apenas a 63ª posição no Ranking Nacional de Clubes, e hoje é o 33º colocado, com mais pontos do que todos os outros clubes maranhenses somados

“A caminhada tem sido árdua, cheia de obstáculos e empecilhos, mas feita com passos firmes e decididos, próprios daqueles que lutam por uma causa justa e pelo maior dos motivos que conheço: a paixão. Nada foi fácil, nem será no futuro, muito em função da realidade precária do Maranhão, mas seguimos fazendo a nossa parte para deixar um legado vitorioso ao clube”, destacou o presidente Sergio Frota.

Por fim, Frota deixa uma mensagem de otimismo a todos nesses 98 anos da Bolívia Querida e agradece aos contribuíram, de uma forma ou de outra, pela consolidação do clube no cenário nacional: “Ainda temos muito por fazer. O momento do ser humano hoje, no mundo todo, é de reflexão, e só quero desejar os parabéns a cada torcedor, principalmente os mais humildes, que ajudaram o Tricolor de São Pantaleão a ser um dos maiores clubes de futebol do nosso Brasil. Que Deus abençoe a Bolívia Querida e a todos nós”, ressaltou.

Salve, Bolívia Querida! O time do povo, de um imenso e admirável Universo Tricolor. 98 anos de um amor que não tem limites.

33 respostas

  1. Parabéns SAMPAIO CORRÊA!! Por tua história, e pelos 98 anos de sucesso; diretoria, torcedores, presidente Sérgio frota, e especial ao Batista Oliveira, que cumpriu sua missão neste clube, com honra e bravura. Feliz aniversário. Zito

  2. Parabéns sampaio correa pelos 98 anos de conquistas!! Parabéns à todos diretoria, torcedores, e sua presidência, na pessoa de Sérgio frota. Ao nosso saudoso Batista Oliveira, que nos deixou, mas JAMAIS seu trabalho, seu legado, sua entrega, será apagado dos quais cumpriu em prol do sucesso deste clube. Abraços.

  3. Parabéns meu SAMPAIO, por mais um ano de vida. Desejo mais outros tantos noventa e oito anos, de glórias e sempre me dando a felicidade e o orgulho de dizer que torço para o maior do Maranhão, um dos gigantes do Nordeste é destaque nacional. Que venham junto com os próximos anos mais e mais títulos.
    FELIZ ANIVERSÁRIO MINHA GRANDE PAIXÃO!

  4. O Sampaio já avançou bastante no aspecto físico de suas instalações, mas precisa avançar muito mais, e que ao fechar os 100 anos de vida, teremos um clube com um CT servindo de modelo para todo o Brasil, e sempre pronto pra continuar conquistando títulos e de preferência já na Série-A.

  5. Parabéns Bolivia Querida de maior Torcida pelos 98 anos.

    O meu desejo é que nesses 98 anos o time consiga fazer uma serie b equilibrada e se manter na Série B. Isso será muito importante, porque, se Deus Quiser, 2022, essa pandemia já deve ter nos deixado, e a presença do torcedor no Estádio vai voltar a todo vapor e com o time na B. Sonhar com acesso nessas circunstâncias e na serie b desse ano é bobagem, precisaria de um time 10 vezes melhor do que o de 2020, e não tem como sem recurso. Estamos pelejando com esse time nesse começo de temporada e tá complicado. Esse ano vai ser um ano muito dificil, e temos que nos preparar pra essa serie b, pois falta muito pra esse time passar confiança pro torcedor. tem que botar jogador cascudo nesse time do Sampaio, pra ver se começa a engrenar. Temos temos pra preparar pra seríe b, a Copa do nordeste ta complicada pro Sampaio.

  6. No passado éramos chamados de time caloteiro hj todos querem jogar no Sampaio., com a sede destruída até o telhado tinham levado., ainda podemos melhorar mas houve um avanço muito grande. Parabéns a todos nós

  7. Falta só acesso a elite,pois
    o time só se torna grande e respeitado nacionalmente,quando está na primeira divisão.Espero que pelo menos ao completar 100 anos,o torcedor tenha essa alegria.Acho que já está mais que na hora de um time maranhense se tornar de primeira divisão.Chega de serie B!

  8. Parabéns a um dos maiores clubes de futebol do Brasil ” SAMPAIO CORRÊA FUTEBOL CLUBE mais carinhosamente chamado de BOLIVIA QUERIDA. Clube que admiro muito. Uma das paixões da minha vida.

  9. Quero parabenizar o Tricolor de São Pantaleão, meu único time, por mais um aniversário e homenagear torcedores que muito contribuíram para o engrandecimento do clube. Ex; Santos Bezerra, Patrocínio, Mário Bicudo, Herbert Fontenelle, Ceará, Metoquina etc. E dirigentes também.Ex; Djard Martins, Djalma Campos, Biló Murad, Manoel Amaral, Chafi Braide, Domingos Leal, Marcus Vinícius, Pedro Vasconcelos etc. PARABÉNS AO ORGULHO DO MARANHÃO !

  10. Salve, salve Sampaio Corrêa Futebol Clube, o maior, o melhor clube esportivo do Maranhão, meu único time… a bolívia querida de maior torcida , PARABÊNS # AQUI É SAMPAIO !!!!!!

  11. O Sampaio Correa vem construindo sua história ao longos de todos esses anos, com altos e baixos, mas, seguindo sempre em frente. Os momentos de glória são muitos, e esses momentos, é que verdadeiramente importam, porque permanecem na mente e no coração do torcedor boliviano. Quase um Século de existência! 98 Anos! Temos muitas razões para comemorar essa data, primeiro porque é o time de nosso Coração e depois, porque é sem dúvida o representante mais forte e que mais tem elevado o nome do Futebol de nosso Estado. Parabéns a todos que ajudaram e ajudam a construir e a fortalecer o time mais querido Maranhão. Um Sampaio forte, vitorioso, é que certamente todos nós queremos. Por ter esse pensamento, porque querer sempre ver o Sampaio Correa no topo, é que faço críticas quando vejo que alguns jogadores não tem absolutamente condições de vestir esse manto.

    1. Espero sinceramente que nos 98 anos do Sampaio Correa, o time faça uma bela campanha na Série B, diferente das atuações que vem fazendo nesse início de temporada. Reconheço a dificuldade de se fazer futebol em nosso Estado, porque além de não ter ajuda do Governo, a ajuda da torcida ainda é muito tímida. 800 sócios adimplentes. E isso não é por conta a pandemia, pode até ter se agravado, mas muito antes, o número de sócio torcedora já era ridículo e a presença do torcedor, muito pequena no Castelão! Vamos ter que ter um time competitivo, o que de forma alguma temos no momento. Fica muito complicado se avançar por exemplo na Copa do Nordeste, com tantas limitações no elenco. Eu não consigo fazer vistas grossas vendo o time do Sampaio tendo enorme dificuldade para vencer times de pouca expressão no cenário nacional.

      1. Tenho grande amor por esse Clube. Aos 10 anos de idade, ia pra sede do Sampaio Correa, que ficava num sitio na Jordôa, que hoje se não tiver enganado, funciona o SESI, acho que Sérgio Frota nem era nascido, assim como muitos dos que aqui me injuriam. Então, conheço esse time do Sampaio mais do que ninguém. E por conhecer bem esse time, por vivenciar toda essa história do Sampaio Correa, é que não me conformo quando vejo o time do Sampaio entrar em parafuso e ser continuamente eliminado por um time de pouca expressão como o Rio Branco. De ficar assistindo um início de temporada tão crítico. Posso não agradar, mas na minha visão, 60% dos jogadores que estão hoje nesse time, não tem condições técnica de vestir o manto boliviano.

        1. Para finalizar, quero Parabenizar o Sampaio e todos que fazem desse time um grande time, desejando mais uma vez que 2021, que o time faça uma bela campanha na Série B. Os meus aplausos por esses 98 anos. Para aqueles que acham que eu fiquei feliz com a eliminação do time na Copa do Brasil, ou que fiquei infeliz porque o time o Altos não empatou, isso não abala meu espírito, primeiro, porque eu sei que existem pessoas com deficiência intelectual, existem também aquelas que não admitem de forma alguma o contraditório, e outras que tem grande dificuldade em conviver com a realidade. Como educador aprendi a ter paciência com esses pacientes.

  12. PARABÉNS MINHA BOLIVIA QUERIDA,TIME QUE APRENDIR AMAR DESDE DE GAROTO,HOJE AOS MEUS 63 ANOS VEJO QUE ESTAMOS JUNTOS A MUITO TEMPO.VUMBORA TUBARÃO DO MEU CORAÇÃO. SALVE O SAMPAIO CPRREA,SALVE SUA IMENSA E FIEL TORCIDA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *