Sócio UniversoTorcedor

Torcida Líder

Sampaio lidera ranking de público do futebol brasileiro

Torcida do Sampaio segue fazendo bonito na Série B

A Pluri Consultoria, a pedido do blog do jornalista Gustavo Hoffman, (http://espn.uol.com.br/post/378990_novo-ranking-de-publico-tem-fla-e-corinthians-em-ultimos-sampaio-correa-lidera-entenda)  da ESPN, elaborou um novo ranking de público do futebol brasileiro. Nele, o mais importante não é a média por jogo ou a somatória do ano, e sim a proporção do total que comparece por partida.Torcida19

Neste levantamento, quem está na dianteira do ranking de todas as divisões é o Sampaio Corrêa, que lidera a estatística à frente de gigantes do futebol nacional.

Para entender, utilizando números abstratos: se o clube A tem 15 milhões de torcedores e leva 15 mil por jogo, este tem 0,1% do total no estádio; se o clube B tem 250 mil torcedores e leva 5 mil por jogo, este tem 2% do total no estádio. Ou seja, muitas vezes um público de 5 mil pessoas pode ser mais significativo do que um de 15 mil por causa do tamanho das torcidas.

Segue o ranking da temporada 2013:

1. Sampaio Corrêa-MA 12,61%
2. Botafogo-PB 10,25%
3. Chapecoense-SC 9,98%
4. Central-PE 9,26%
5. Criciúma-SC 9,47%
6. Icasa-CE 5,92%
7. CRB-AL 5,71%
8. Joinville-SC 4,83%
9. Londrina-PR 4,40%
10. Juventude-RS 4,16%
11. ABC-RN 4,00%
12. América Mineiro-MG 3,81%
13. Treze-PB 3,74%
14. Portuguesa-SP 3,51%
15. Ponte Preta-SP 3,38%
16. Sergipe-SE 3,23%
17. ASA-AL 3,17%
18. Tupi-MG 3,07%
19. Caxias-RS 2,94%
20. CSA-AL 2,49%
21. América de Natal-RN 2,12%
22. Atlético Goianiense-GO 2,03%
23. Paraná-PR 1,98%
24. Guarani-SP 1,96%
25. Vila Nova-GO 1,92%
26. Santa Cruz-PE 1,86%
27. Paysandu-PA 1,83%
28. Goiás-GO 1,50%
29. Fortaleza-CE 1,47%
30. Nacional-AM 1,37%
31. Coritiba-PR 1,32%
32. Ceará-CE 1,26%
33. Avaí-SC 1,22%
34. Figueirense-SC 1,20%
35. Náutico-PE 1,16%
36. Bahia-BA 0,73%
37. Atlético Paranaense-PR 0,71%
38. Vitória-BA 0,69%
39. Sport-PE 0,68%
40. Fluminense-RJ 0,61%
41. Botafogo-RJ 0,44%
42. Cruzeiro-MG 0,42%
43. Grêmio-RS 0,28%
44. Atlético Mineiro-MG 0,24%
45. Vasco-RJ 0,19%
46. Santos-SP 0,19%
47. São Paulo-SP 0,14%
48. Palmeiras-SP 0,12%
49. Internacional-RS 0,12%
50. Corinthians-SP 0,09%
51. Flamengo-RJ 0,08%

25 respostas

  1. É isso aí torcida boliviana! Vamos prestigiar cada vez mais o Sampaio, lotando cada vez mais o Castelão. E vamos torcer com empolgação para o time adversário sentir a pressão. Garanto a vocês, se fizermos isso, não vai ter time pra bater o Sampaio aqui no Castelão. Oooo vai pra cima dele Paio! Esse é o grito que tem que ecoar nos jogos do Sampaio.

    1. É isso ai, a torcida inteira tem que cantar e apoiar o time, a torcida boliviana é muito grande mas só as organizadas cantam, estamos com a a fama de torcida “parada” vou em todos os jogos e muitas vezes os torcedores ficam pedindo para a torcida sentar, torcida temos que levantar, cantar e vibrar para motivar o nosso time e inibir os adversários, assim o Sampaio possa conquistar resultados melhores.

  2. eu queria saber porque o sampaio correa , não tem seus jogos em tv aberta ou seja a globo, melhor dizendo sua exibição pela sua filial a tv mirante, pelo menos em alquns jogos , por exemplo o segundo jogo entre sampaio x palmeiras, ou alquns jogos da serie B.

    1. Paulo, não é difícil chegar a uma conclusão. A Mirante por ser afiliada a Rede Globo não tem flexibilidade em sua programação por causa do rigoroso padrão Globo de qualidade, assim o que ela poderia mostrar eram alguns jogos da Copa do Brasil mas o horário destas partidas deveriam ser aquele de 22h (embora já tenha ocorrido isto alguns anos atrás), na série B esbarraria no Premier FC que também é do grupo GloboSat e mesmo assim os jogos deveriam ser nas Quartas-feiras ou Domingos (dias de Série A). A Mirante poderia mostrar o Maranhense, mas a Globo tem que manter o povo daqui como de outros estados brasileiros com os olhos fechados e torcendo para os times do eixo sul-sudeste, daí passar na nossa Tv aberta jogos do Campeonato Carioca ou Paulista. Nem vou falar das outras Tv´s que não tem o direito de transmissão (exceção da Bad e agora RedeTV) mas que suas afiliadas daqui dispensam comentários neste mérito. Talvez com o Sampaio na série A abra-se uma brecha na Mirante se a Globo, claro, achar conveniente! A Tv Esporte Interativo inovou este ano, mas sem o sinal em UHF na capital, ou a difícil batalha com a SKY os níveis de audiencia foram baixos. Temos muito que remar…

  3. Gostaria de comunicar a diretoria boliviana que olhe com carinho esses materiais da loja do Sampaio.estive lá para comprar uma camisa para um amigo levar para a Europa mais os produtos estavam sinceramente de péssima qualidade infelizmente.porquê sou boliviano doente e esperamos tanto tempo por essa loja assim podemos ajudar nosso time…está ai minha reclamação espero resposta positiva……..

  4. O que o Sampaio tem a dizer sobre o público divulgado no jogo de quarta contra o Palmeiras? 18 mil pagantes, 22 mil presentes… Isso é uma falta de respeito com o torcedor que paga o ingresso e apóia o time, o Sampaio está em uma crescente, tem que combater essa velha prática que assola o nosso futebol.Sobre o caso da ótica Diniz soltaram uma nota rápida (ÓTIMO, ESSE FDP É UM OPORTUNISTA DESCARADO) mas tem de haver o mesmo posicionamento sobre esse fato, pois diferente do do da DINIZ, a torcida é o grande patrocínio do Sampaio, presente em todas as horas, tem de haver um comportamento empresarial, com transparência, inclusive com divulgação dos números do sócio-torcedor, não podemos só colocar o dinheiro os balnços tem de ser publicados.

    1. É isso aí Marcelo Carvalho! Isso é uma vergonha pro futebol maranhense. Essa evasão de renda. Ta na hora de dar um fim nisso. Se não o nosso futebol nunca vai evoluir.

  5. Esse critério eh bem furado rsrsr, mas se estivéssemos divulgando o publico real da partida já estaríamos entre os 3 primeiros com certeza absoluta (em média de publico)…mas levando em consideração esse critério, quando tiver jogo do MAC e der 50 pessoas o MAC vai estar em primeiro devido só ter 50 torcedores rsrsrs…

  6. O SAMPAIO TEM QUE APROVEITAR ESSE MOMENTO E IMPULSIONAR MAIS A SUA MARCA, ACHO QUE ISSO SÓ VIRÁ COM O BOM DESEMPENHO NA SERIE B.AQUI NO RIO DE JANEIRO MESMO TENDO MUITO MARANHENSE MUITAS PESSOAS DAQUI NÃO CONHECEM BEM OS TIMES DO MARANHÃO. EU COMO JÁ FALEI OUTRAS VEZES COMO DESPORTISTA ACHO QUE O SAMPAIO MERECE TUDO ISSO QUE TÁ VIVENDO E AINDA VAI VIVER, É UM TIME QUE AO LONGO DE SUA HISTÓRIA FORMOU GRANDES EQUIPES E SEMPRE PROCUROU JOGAR UM BOM FUTEBOL, INCLUSIVE SURPREENDENDO TIMES CONSIDERADOS GRANDES DO FUTEBOL. SE O SAMPAIO TIVESSE GANHO A COMEMBOL DE 98 TERIA UM RESPEITO AINDA MAIOR.

    1. Ze pedro, so nao conhece os times maranhense aqueles torcedores leigos, e que nao entendem de futebol. O verdadeiro torcedor e apaixonante por futebol, esse sim, entende de futebol e conhece os principais times de cada capital brasileira. Eu como amo futebol se vc me perguntar os principais times de cada capital brasileira eu te responde sem titubiar. Um forte abraco!!!!!

  7. A fórmula de cálculo é um pouco duvidosa em considerar como base de cálculo todos os torcedores do time no país. Ao se considerar apenas os torcedores locais a estatística adquirirá maior confiabilidade. Mesmo assim, certamente, a torcida do mais querido estaria nos primeiros lugares.

  8. Mas estudando bem, e pela posição de número 51, acredito q a estatística nesses moldes representa uma FURADA impressionante!!! Respeitando, lógico, o ótimo rankiamento/ranquiamento da Bolívia!!!!

  9. Se tal estatística passar por aquí, tenho certeza q o meu Flamengo não, pois está mais para o Morto Clube de vcs, mas o River pode ser considerado um forte candidato a estar muito próximo do Sampaio. A galera comparece aos jogos!!!!

  10. Sou boliviano, mas essa estatística não faz o menor sentido. Os times com as maiores torcidas certamente serão prejudicados tendo em vista, que os estádios não acompanham a capacidade proporcional da torcida. O Flamengo por exemplo, tem aproximadamente 33 milhões de torcedores e o maracanã tem 78mil lugares, se a torcida entupir o estádio, esse índice não chegará a 1%.

    1. Não sou da área da contabilidade, mas estudei um pouco de estáticas em se tratando disso, trabalha-se com as médias e índices de correção, você não pode utilizar somente um jogo, mas sim, um somatórios de jogos e em seguida trabalha com as médias, isso é feito por um conjunto fórmulas matemáticas, não é algo simplório como pegar o total de torcedores e dividir pela capacidade do estádio.

  11. O problema dessa estatística é que boa parte da torcida do Sampaio Correia torce por times do eixo Rio-São Paulo, acredito que um bom quantitativo declarou-se torcedor de clubes como vasco, flamengo, São Paulo etc, diminuindo assim o total de torcedores, influenciando nesse valor.

    1. ISSO NÃO SIGNIFICA NADA, ESTAMOS É AQUI (Maranhão) E NÃO NO EIXO RIO-SÃO PAULO, E PONTO FINAL.
      – TORCIDA BOLIVIANA QUANDO PERGUNTADO SOBRE ISSO, FAÇA COMO FIZ DESDE A SÉRIE D “Sou torcedor de um único time”

      1. É por isso amigo, que levamos vantagem, porque hoje aparecem mais torcedores com a camisa do Sampaio do que do Flamengo, Corinthians ou qualquer outro grande nos dias de jogos da Bolívia Querida…Quem é maranhense de verdade, valoriza o time de sua região…Agora os torcedores pé de pano..kkk lamento não são verdadeiros bolivianos..

      2. Infelizmente, uma boa parte dos torcedores do Sampaio Correa ainda se dizem torcedores dos times do eixo Sul/Sudeste. Alguns inclusive vestem a camisa dos times de lá para assistir no estádio os jogos do Sampaio. Esse comportamento demonstra uma falta de identidade verdadeira com o time natal. Isso ocorre bem menos em Estados do Nordeste, como Pernambuco e Ceará, onde os clubes locais são bem mais valorizados. Acredito que chegaremos nesse estágio. É preciso refletir: Será que algum paulista ou carioca torce para times do Maranhão, além dos seus times natais?

    2. SÓ SE FOR VOCÊ QUE TORCE PARA TIMES DOS OUTROS , PRA MIM NÃO EXISTE OUTROS CLUBES , SOU SAMPAIO DESDE SEMPRE O TIME DE MAIOR TORCIDA DO MARANHÃO .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *