Sócio UniversoTorcedor

Pela ponta

Sampaio Basquete visita o Corinthians de olho na liderança

Sampaio Basquete volta a quadra hoje a noite (Foto: Paulo de Tarso Jr.)

A fase de classificação da Liga de Basquete Feminino termina em menos de trinta dias. A definição dos quatro times que disputarão os playoffs do campeonato nacional está muito próxima de se concretizar e, agora, cada duelo é mais do que importante para as equipes que brigam pela ponta da tabela de classificação do campeonato nacional.

Sampaio Basquete volta a quadra hoje a noite (Foto: Paulo de Tarso Jr.)
Sampaio Basquete volta a quadra hoje a noite (Foto: Paulo de Tarso Jr.)

Dois dos três times que disputam forte a briga pela primeira colocação da LBF, Corinthians/Americana e Sampaio Corrêa entram em quadra, no Ginásio do Centro Cívico, no interior do Estado de São Paulo (SP), nesta terça e quarta (8 e 9), ambos às 20h (de Brasília), para duelo já com cara e clima de decisão.

Ambos vindo de vitórias em partidas no campeonato nacional, o time do interior do Estado de São Paulo e a equipe da Região Nordeste do Brasil entram em quadra em busca de dar continuidade a seus bons momentos na competição e também para se dar melhor no confronto direto que fará diferença na tabela de classificação da LBF.

Dono da sequência de quatro vitórias consecutivas na LBF, o Corinthians/Americana enfrentou a outra equipe representante do Estado do Maranhão na última semana no campeonato nacional e conquistou duas importantes vitórias para se manter como líder do campeonato nacional. Nas ocasiões, o time comandado pelo técnico Antônio Carlos Vendramini contou com atuações importantes da pivô Damiris, que conquistou média de 19,5 pontos e 7,0 rebotes nas duas partidas, para sair de quadra com respectivas vitórias por 85 a 67 e 66 a 62.

Já o Sampaio Corrêa enfrentou a forte equipe do Uninassau/América, em São Luís. A equipe comandada pela técnica Lidesvi Pompa chegou para o duelo defendendo sequência de sete partidas seguidas com vitória, mas logo na primeira partida da rodada dupla de jogos sofreu revés pelo placar de 79 a 76, e viu sua sequência invicta chegar ao fim e também seus rivais abrirem vantagem na ponta da tabela.

Na segunda partida da rodada dupla, apoiado novamente por sua fervorosa torcida, o time maranhense mostrou atitude dominante em quadra e venceu o jogo com grande vantagem de vinte pontos (73 a 53), sem dar chances de reação a seu rival em nenhum momento da partida.

Com a moral altíssima após vitória acachapante sobre seu rival, o “Tricolor” viaja para a o interior do Estado de São Paulo em busca de dar continuidade nesta boa fase, mesmo já sabendo que não terá vida fácil nos dois duelos contra o atual líder Corinthians/Americana, que venceu os seis jogos que realizou ao lado de seu torcedor na atual temporada da LBF.

No primeiro turno, Sampaio Corrêa e Americana se enfrentaram no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), e a história daquele confronto foi praticamente idêntica ao do duelo entre Sampaio Corrêa e América de Recife realizado na semana passada.

No primeiro jogo do confronto o duelo só foi decidido na prorrogação e foi a equipe visitante que levou a vitória, pelo placar apertado de 88 a 87. No encontro seguinte, o Sampaio Corrêa foi dono de desempenho avassalador em quadra desde o primeiro minuto de jogo e aplicou a pior derrota da história do tricampeão Americana na LBF (90 a 57).

O Sampaio Corrêa Basquete tem o apoio do governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), e patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e SuperBolla.

CLASSIFICAÇÃO DA LBF POR PONTOS

1. América – 29 pts (16 jogos)

2. Corinthians/Americana – 26 pts (14 jogos)

3. Sampaio – 25 pts (14jogos)

4. Maranhão Basquete – 22 pts (16 jogos)

5. Santo André – 19 pts (16 jogos)

6. Presidente Venceslau – 17 pts (16 jogos)

JOGOS DO SAMPAIO CORRÊA BASQUETE

21/11 (10h) – América 77 x 67 Sampaio Corrêa

22/11 (10h) – América 56 x 88 Sampaio Corrêa

29/11 (10h) – Sampaio Corrêa 72 x 52 Maranhão Basquete

30/11 (20h) – Sampaio Corrêa 71 x 56 Maranhão Basquete

13/12 (10h) – Sampaio Corrêa 87 x 88 Corinthians

14/12 (20h) – Sampaio Corrêa 90 x 57 Corinthians

21/12 (19h) – Santo André 63 x 70 Sampaio Corrêa

22/12 (18h) – Santo André 63 x 82 Sampaio Corrêa

02/02 (20h) – Sampaio Corrêa 71 x 55 Presidente Venceslau

03/02 (20h) – Sampaio Corrêa 80 x 60 Presidente Venceslau

17/02 (19h) – Presidente Venceslau 50 x 74 Sampaio Corrêa

18/02 (19h) – Presidente Venceslau 52 x 65 Sampaio Corrêa

27/02 (18h) – Sampaio Corrêa 76 x 79 América

29/02 (20h) – Sampaio Corrêa 73 x 53 América

08/03 (20h) – Corinthians x Sampaio Corrêa

09/03 (20h) – Corinthians x Sampaio Corrêa

15/03 (20h) – Sampaio Corrêa x Santo André

16/03 (20h) – Sampaio Corrêa x Santo André

30/03 (20h) – Maranhão Basquete x Sampaio Corrêa

1º/03 (20h) – Maranhão Basquete x Sampaio Corrêa

4 respostas

  1. Gostaria de saber se o Sampaio Corrêa realizou alguma pesquisa de opinião, junto à sua torcida, no sentido de excluir da relação de seus uniformes, a camisa branca com as listras horizontais, em vermelho, amarelo e verde? Uma vez que, nas suas duas participações na serie B, 2014 e 2015, bem como, na Copa do Nordeste e Campeonato Maranhense, o clube não fez uso desse uniforme.
    É importante que se entenda que a camisa branca, com listras horizontais, é tão tradicional do clube, quanto, a de listras verticais; portanto, na minha humilde opinião que, aliás, não é a única, deveria ser preservada. Isto, em qualquer ocasião, tempo e espaço.
    Não faço parte do programa sócio torcedor, ainda; mas, só adquiro produtos oficiais do clube, (camisas, chaveiros, canetas, cadernos..) não apenas para uso próprio, mas também, para presentear a amigos e colegas. E nessa condição, ou seja, de comprador de produtos oficiais do clube, que gostaria de uma explicação a respeito desse assunto.
    Não tenho nada contra a camisa que foi e continua sendo utilizada como uniforme numero dois, nas referidas competições, e acredito que nenhum torcedor do Sampaio tenha. Entretanto, desejo que o Sampaio Corrêa, em 2016, continue a trilhar por caminhos inovadores, ou seja, criando! Idealizando! Inventando! Elaborando! Seus próprios uniformes e, não procure se comportar como um simples copiador ideias.
    A camisa de cor branca, usada atualmente como uniforme número dois, é um modelo que foi muito utilizado por clubes como Atlético Paranaense, Fluminense do Rio de Janeiro e, na ultima edição da serie B, pelo Bahia.
    A tradicional camisa de numero dois, do Sampaio Corrêa, com as listras horizontais, pode ser produzida com listras mais grossas, com listras mais finas, com escudo do clube ao centro, ou qualquer outro estilo que mantenha a tradicional camisa. O Sampaio pode simplesmente, reproduzir a linda camisa branca de 2013. Aliás, nesse ano, 2013, o Sampaio produziu os mais belos uniformes de toda a sua historia; os dois uniformes foram muito elogiados nas redes sociais. A camisa vertical, com as listras mais finas, em relação a atual, ficou bela. O detalhe das cores no calção, e também, no meião complementaram o charme desses uniformes, em relação a todos os outros. O uniforme de numero um, de 2014, de gola, também foi show!
    Em 2013 fiz a compra de seis camisas, uniformes um e dois. Em 2014, apenas o uniforme numero um. Em 2015, também, apenas o uniforme numero um.
    As camisas brancas adquiridas em 2013, já estão bem desbotadas, mesmo, com todo o cuidado. A nossa esperança é que em 2016, o clube enfim, volte a utilizar o seu tradicional uniforme, ou seja: “camisa branca com listras em vermelho, amarelo e verde”.
    Inventem mil camisas com as cores da Bolívia Querida, todas elas sem duvida alguma, ficarão belas! Mas, que sejam classificadas como: “terceiro uniforme, quarto uniforme, quinto uniforme, sexto uniforme.” Só, mantenham os uniformes tradicionais do clube!
    Curiosidade: Em 2013, no jogo contra o Fortaleza, que classificou o Sampaio Corrêa para a segunda fase da serie C, a camisa utilizada foi a Branca, com listras horizontais. No segundo jogo, contra o Macaé, que classificou o time para serie B, também a camisa branca foi utilizada.
    Com relação à disposição das cores
    Um Clube renomado como o Sampaio Corrêa, deve ficar vigilante quanto à padronização de seus produtos, principalmente, quando as cores do clube forem utilizadas em uma base de cor branca.
    Explicando…
    O refrão do hino do Sampaio Corrêa faz referencia a sequencia correta de suas cores, ou seja, “Sua camisa encarnada, verde e amarelo”.
    No entanto, desde os seus primórdios, o clube adotou uma disposição diferente das suas cores, ou seja, trocou a posição da cor verde, com a cor amarela. Não sabemos o que motivou os dirigentes do clube, dessa época, a tomar essa atitude, o certo, é que ela foi positiva! Pois, protegeu a cor amarela, dando mais vida e brilho as cores, quando elas se unem.
    Portanto, no uniforme número um, a cor amarela ocupa o centro, entre o vermelho e o verde. Na camisa branca, com as cores na horizontal, a cor vermelha ocupa o primeiro plano; vindo em seguida a cor amarela e a cor verde.
    Apesar da atual diretoria do clube continuar adotando essa disposição de cores, nos uniformes, ainda é possível verificar em sites oficiais do Sampaio, situações, onde a cor verde aparece em primeiro plano.
    No caso da equipe de basquete, o clube foi fiel na disposição das cores, apenas no uniforme numero um. No uniforme numero dois, distorceu. Simplesmente colocou a cor verde, em primeiro plano.
    Quanto a logomarca: Em algumas transmissões de jogos do Sampaio, Esporte Interativo (Copa do Nordeste) SPORT TV, Rede TV, outras, ainda estão colocando a logomarca antiga, que possui aquela bola de futebol no centro.
    Em suma, são apenas detalhes, mas, quanto se trata de padronização, são exatamente eles que fazem toda a diferença.

  2. VAMOS LÁ, MENINAS GUERREIRAS, FANTÁSTICAS !!! PARABÉNS A TODAS VOCÊS , PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, E EM ESPECIAL À GRANDE ISABELA RAMONA, NOSSA MISS SIMPATIA, DE QUEM SOU FÃ INCONDICIONAL !!! DESEJO MUITO SUCESSO A VOCÊS, QUE TÊM HONRADO A CAMISA TRICOLOR, MENINAS!!! ESTOU AQUI, DE LONGE, TORCENDO MUITO POR VOCÊS, QUE SÃO BRILHANTES E TEM TIDO UMA DEDICAÇÃO ENORME NO TRABALHO DE VOCÊS!!! PARABÉNS, MESMO!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *