MARKETING EM NÚMEROS

Números revelam a evolução do Sampaio nas Redes Sociais

Marketing em números

O ano de 2022 começou com a proposta da Diretora de Marketing do Sampaio Corrêa, Sara Castele, para tornar o time um dos clubes mais comentados do ano nas Redes Sociais. O objetivo norteador é o resgate do relacionamento com a torcida e o fortalecimento do sentimento de pertencimento com a Bolívia, por consequência.

Assim, a diretora do departamento encabeçou o pensamento estratégico necessário para a realização desse propósito, em que a comunicação e as tomadas de ações nas redes sociais pudessem transmitir o sentimento do torcedor boliviano, resgatando sua identificação com o Time do Povo.

Construção da Equipe

Pessoas inteiradas do sentimento tricolor, que tivessem o sangue encarnado, verde e amarelo como uma realidade em suas vidas, foi o critério, desde o início, para a contratação e formulação da equipe. Sara enxergou, como num lance perfeito, as pessoas certas, no lugar correto: na própria torcida. Tal feeling criou uma das melhores composições de membros de uma equipe de marketing que o clube jamais teve.

É importante lembrar que, para a realização do projeto, o presidente Sergio Frota vem sendo o principal e fundamental meio de concretização das expectativas atreladas à construção do plano de ter profissionais à altura do Sampaio Corrêa em um departamento tão sério e importante para a Instituição. Foram oferecidas as condições necessárias para encorpar a equipe, trazendo equipamentos de alta qualidade e dando autonomia aos profissionais do elenco do marketing.

Quem são os componentes?

Atualmente, a equipe de marketing SCFC conta com um assessor e repórter da TV Sampaio, criador dos personagens Genilson e Neblina, figuras emblemáticas nessa nova era das redes sociais do clube, Wanderson de Melo; um social media, com uma vasta experiência em comunicação com a torcida boliviana e criação de conteúdo, Eurico Ramos; um redator e roteirista, também criador de conteúdo, Erick Jordan; um dos fotógrafos mais renomados do Maranhão, Ronald Felipe; um videomaker e produtor reconhecido pela inovação em edições e produção de conteúdos visuais, Edson Reis e um diretor de artes, Diego Chaves – também com um currículo impecável no cenário estadual. Como foi dito anteriormente, o toque especial nessa equipe consiste em que todos são profissionais torcedores da Bolívia Querida, como é carinhosamente chamado o Sampaio Corrêa.

Diferencial e Inovação

Antes de falar, ouvir. Os profissionais envolvidos na comunicação direta nas redes sociais e em ações relacionadas às diversas vertentes da torcida estão sempre atentos aos sentimentos envolvidos em cada discurso do torcedor, em todo movimento que impacta em sua experiência como apoiador do Clube, e em seus anseios como alguém apaixonado pelo time do povo. Não à toa, envolver e engajar o torcedor têm sido características marcantes do Sampaio Corrêa em seus canais de comunicação, que vêm gerando números expressivos e resultados satisfatórios à Bolívia Querida. 

Outro aspecto interessante na forma de abordagem é a proximidade criada por meio de uma relação de proximidade e tranquila com os atletas, buscando tratar os bastidores da rotina como uma espécie de “reality”, engajando a aproximação e o relacionamento, além do sentimento de pertencimento almejado pela diretoria inicialmente.

Marketing em números

Pelo fato de não ter medo de quebrar padrões, e tornar a comunicação com a torcida algo singular e humanizado, os números do trabalho vêm surgindo ao longo do tempo. No mês de julho de 2022, o Sampaio alcançou a 20ª posição entre os clubes com mais interações entre as principais redes sociais no Brasil – primeira vez na história do clube, mantendo-se por seis semanas consecutivas entre os 20 clubes mais comentados nas maiores plataformas digitais do país, conforme levantamento do site MKT Esportivo entre os meses de julho a outubro.

Segundo o MKT Esportivo, o futebol é responsável por 80% do engajamento do público no Instagram, que é a principal rede social atualmente, o que engrandece a expressiva marca de o Sampaio Corrêa estar no TOP 20 Clubes mais comentados na plataforma.

A Equipe de Marketing detalhou o crescimento das Redes Sociais do Clube no gráfico abaixo, no intuito de prestar contas e demonstrar como podemos alcançar voos mais altos no ano de centenário do Tricolor de São Pantaleão:

📊 CRESCIMENTO ANUAL DAS REDES SOCIAIS

– INSTAGRAM

ANTES 171 mil / HOJE 225 mil – 54 MIL ⬆️ 31.57%

– FACEBOOK

ANTES 160 mil / HOJE 188 mil – 28 mil ⬆️ 17.50%

– TWITTER

ANTES 22 mil / HOJE 41 mil – 19 MIL ⬆️ 86.36%

– TIKTOK

ANTES 48 mil / HOJE 95 mil – 47 mil ⬆️ 97.91%

– TV SAMPAIO

ANTES 16 mil / HOJE 20 mil – 4 mil ⬆️ 25%

Os números apresentados revelam o sentimento de otimismo do Departamento de Marketing, que coloca os 100 anos do Sampaio Corrêa como o maior ano da história do clube, em que buscará dar continuidade ao crescimento da Marca, a qual está consolidada no cenário nacional, e ao aperfeiçoamento do relacionamento entre o torcedor e  Sampaio por meio do trabalho de construção  e fortalecimento da identificação  do torcedor boliviano com o time do povo.

Respostas de 2

  1. Nesta plataforma vamos incluir o compartilhamento de tudo que se pode saber sobre o nosso Sampaio Correa Futebol Clube sub-20 presente no tópico futebol passando a existir 3 itens importantes. Melhor desempenho de marketing também. Conto com a compreensão e dedicação de toda esta equipe auri-verde.

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