25 de março de 2023. Momento para celebrar uma data emblemática. Um dia que teve início no longínquo ano de 1923 e atravessou várias gerações até alcançar a plenitude. Sim, estamos falando do centenário do Sampaio Corrêa. O Time do povo, a Bolívia Querida de tantos corações tricolores apaixonados.
Na Rua de São Pantaleão cresceu e para os quatro cantos do país se firmou. Títulos não faltam para contar, ao longo de uma caminhada repleta de conquistas, que angariou torcedores por incontáveis gerações.
É um dia para bater no peito e enaltecer com vibração o orgulho de ser boliviano. Não se trata de um amor fugaz, é algo genuíno, que brotou vendo as faixas de campeão se multiplicando pelos gramados do Brasil afora.
Sim, o Sampaio é sinônimo de títulos; desde os 36 estaduais, o maior campeão do Estado, até o TRICAMPEONATO nacional, nas Séries B, C e D, passando pela conquista da Copa Norte e a apoteótica Copa do Nordeste.
Estamos falando de um gigante e, para saudá-lo, a diretoria preparou uma solenidade especial, na manhã deste sábado, na sede do clube. Torcedores, dirigentes, imprensa esportiva e muitas autoridades se fizeram presentes para cortar o bolo Tricolor.
Dirigente mais vitorioso da história boliviana, o presidente Sergio Frota saudou a todos, relembrando o dia que assumiu o clube e toda sua trajetória ao longo de 16 anos de gestão exitosa.
“Caminhamos bastante, durante esse período, mas posso dizer que não fiz nem 40% do que gostaria de ter feito pelo Sampaio. O ano não começou bem, são coisas da vida, mas posso afirmar que estamos trabalhando dia e noite para arrumar a casa e fazer uma grande Série B”, afirmou o presidente Tricolor
“Agradeço a cada um que ajudou a construir essa história e digo que me sinto muito honrado e orgulhoso de comandar o meu time de coração”, completou.
Durante a solenidade, a memória de Batista Oliveira, um dos pilares da reconstrução Tricolor, foi lembrado pelo presidente Frota, que ressaltou a amizade de tantos anos e a falta que o amigo faz no dia a dia do clube.
Os presentes ainda foram contemplados com um belo documentário, que contou a história da Bolívia Querida de forma emocionante.
Uma celebração de centenário não se resume a um único dia. No dia 14 de abril, véspera da estreia da Bolívia Querida na Série B, uma grande festa está reservada para o imenso universo Tricolor, na Praça Maria Aragão.
Parceiros deste grande evento, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Cultura e Esporte, em nome dos secretários Marco Duailibe e Romário Barros, a Academia do Show, Pagbet, Vitalmed, e o Socio Torcedor Tricolor, garantiram uma série de atrações para animar a noite. Então, preparem-se porque já confirmaram presença na festa, a partir das 19h:
Banda Soul Reggae/ Dj Rogério Mix
Fabiana Alves
Gargamel
Thaís Moreno
Banda Mix Brasil
E o Batalhão pesado do Boi da Maioba
E não para por aí. A festa do centenário ainda terá muitas surpresas, como o lançamento do Novo Manto do Sampaio Corrêa 2023. Material produzido pela nova fornecedora de material esportivo da Bolívia Querida, a Finta.
Este é o Centenário do Sampaio Corrêa, que está só começando.
Respostas de 13
Parabéns a Bolívia Querida e especial a Presidente Sérgio Frota, pela dedicação, persistência e trabalho realizado a frente da nossa Bolívia. Nós torcedores temos que ajudar/ se doar mais ao invés de ficar só cobrando, tenho se Nós torcedores se unir faremos do nosso Sampaio os dos maiores do Brasil e o maior do Nordeste. Avante minha Bolívia Querida.
DESEJO MUITO SUCESSO NO RESTANTE DO ANO, QUE SUBA PARA SERIE A. QUANDO VAI SER LANÇADA A CAMISA DA FINTA, QUERO ADIQUIRIR ALGUMAS PARA A FAMILIA.
100 ANOS, NÃO SÃO 100 DIAS!
AUTOR – PROF. RIBEIRO
José Mattoso Sampaio Corrêa
Da República foi deputado federal e senador
Devemos graças a ele
Ao surgimento do nosso grande tricolor
Tentou aproximar os povos
Através da aviação
O primeiro avião Sampaio Corrêa
Caiu nas águas de Cuba não cumprindo a missão
O segundo Sampaio Corrêa pousou aqui em 1922
O mês de novembro foi escolhido primeiro
Com Walter Milton, piloto americano
E Pinto Martins, piloto brasileiro
As roupas que os pilotos vestiam
Foram marcadas por toda vida
Pois elas que inspiraram
As cores da nossa Bolívia querida
O hidroavião ficou encalhado próximo à Beira-Mar
Despertando uma galera da rua São Pantaleão
Inácio Coxo, Gervásio sapateiro, Zé macaco, entre outros
Na pelada formaram um time campeão
25 de março de 1923
Foi o dia e ano da sua fundação
Abrahão Andrade foi o primeiro presidente
Do que seria o maior time do Maranhão
26 de abril de 1925 aconteceu o primeiro jogo oficial
Contra o campeão maranhense Luso Brasileiro
Ganhamos de 1×0 com gol de Lobo
Mostrando a todos o valor de um time verdadeiro
O tempo foi passando
E vários campeonatos maranhenses depois
Ganhamos a tão sonhada série B
No campeonato brasileiro de 1972
No grande ano de 1998
Nos colocaram numa região errada e há quem não suporte
O problema não foi nosso
O certo é que ganhamos a Copa Norte
Um dos maiores esquadrões em 1997 apareceu
Ganhamos invictos a série C
Com Marcelo Baron e companhia
Time que dava gosto de se ver
Ser campeão invicto acabou virando moda
Em 2012 a dose se repetiu
Campeões da série D
A torcida em êxtase explodiu
No ano de 2018
Mostramos o que é verdadeiramente um cabra da peste
Contra tudo e contra todos
Ganhamos a tão sonhada Copa do Nordeste
No campeonato maranhense não tem pra ninguém
Em 36 oportunidades levantamos a taça de campeão Mostrando o lema desse time centenário
100 anos de tradição, raça, amor e paixão
Obrigado meu Sampaio Corrêa Futebol Clube
Muito obrigado por você existir e me satisfazer
Juro pelo meu bom Deus
Não sei o que seria da minha vida sem você.
Parabéns ao meu time do coração . Parabéns ao nosso presidente Sérgio Frota pelo excelente trabalho feito . Sou testemunha como ele recebeu o Sampaio junto com Adailton Andrade um grande Boliviano .
Parabéns SamPaio!!!!
Nesses 100 anos de muitas glórias do modesto Sampaio Corrêa do Maranhão!!!!!! Hoje já olhamos até outros Sampaio surgindo de outros estados de tão admirável que nosso time se tornou, vamos continuar trabalhando com seriedade e caráter para que todos se orgulhem de Nós!
Lembrando que tem de contratar pelo menos uns 8 jogadores para está série B de 2023, as contratações do início do ano foi muito abaixo até dos jogadores do campeonato local. Os resultados mostraram isso.
Vumbora Sampaio……..!!!!!! Rumo a série A
Parabéns ao Sampaio Corrêa Futebol Clube, o maior do Maranhão e um dos maiores do Brasil, pelo seu centenário de heroicas e inesquecíveis conquistas. O único time do Brasil campeão em três divisões diferentes do futebol nacional. BOLÍVIA QUERIDA PARA SEMPRE !!!
Parabéns a nossa Bolívia querida de Maior torcida deste Maranhão. Vamos com tudo para iniciar a Série B. O grande universo tricolor precisa voltar ao Castelão.
MEUS PARABENS DAREI A SERGIO RROTA.E QUEM ACHAR RUIM QUE ACHE.
Essa historia do sampaio 70% agradeco a Sérgio Frota.E se eu fosse ele ja tinha largado porque a torcida que temos nao valoriza o que temos hoje.Torcida ingrata.
Meus PARABÉS ao o maior do MARANHÃO E PARTE DO NORDESTE.
Parabéns vamos pensar no acesso a série A este ano
PARABÉNS SAMPAIO, SÓ TORÇO PARA ESTE TIME E VAI SER ATÉ MORRER, LAMENTO NÃO GANHAR NEM O ESTADUAL, ÚNICO TÍTULO POSSÍVEL PARA ESTE ANO.
FICO EMOCIONADO EM SABER QUE MEU AMIGO DE INFANCIA E DE LICEU MARANHENSE FOI LEMBRADO NESTE EVENTO,O SAUDOSO BATISTA OLIVEIRA, GAZEAVAMOS AULA PARA ASSISTIR O TREINO DO SAMPAIO E VER O JUVENIL COM FIFI, DJALMA, JOÃO BALA E CADINHO, DAREM CANSEIRA NA DEFESA TITULAR DO SAMPAIO.
ESPERAVA POR UMA CAMISA COMEMORATIVA DOS CEM ANOS, PARA TER COMO LEMBRANÇA E PASSEAR COM ELA AQUI EM BRASÍLIA, PELO JEITO NÃO VAI DAR, MAS ESTÃO FALANDO NUM NOVO MANTO, ESPERO QUE A CAMISA FIQUE MAIS BONITA QUE ESTA ATUAL QUE ACHO FEIA, MINHA OPINIÃO, NO MAIS DÁ UM VOTO DE LOUVOR AO PRESIDENTE QUE NA SUA GESTÃO TIVEMOS GRANDES CONQUISTAS, SE O GOVERNO DO ESTADO OU A PREFEITURA PUDESSEM DAR UMA FORÇA, O QUE ACONTECE EM OUTROS ESTADOS, ACHO QUE ESTARÍAM NA SERIE A, MESMO SEM O INCENTIVO DA TORCIDA.
PARABÉNS A TODOS NÓS BOLIVIANOS E COMEMOREM DO JEITO MELHOR POSSÍVEL. UM VIVA AO SAMPAIO, VAI QUERER, VAI, VAI QUERER VAI, PARA OS OUTROS, NADA, PARA O SAMPAIO TUDO.
Parabéns minha querida Bolívia Querida, vamos para mais 100 anos de glórias. Obrigado por oferecer a este torcedor e a todos bolivianos um número de conquistas expressivo e inéditos tanto local, regional e nacional, porque não dizer internal, com a terceira colocação na COMEBOL. VIVA A BOLÍVIA QUERIDA!