Sócio UniversoTorcedor

Auxílio tecnológico

Departamento Médico do Sampaio trabalha com auxílio da tecnologia

O fisioterapeuta Marcos Riccelli usa a nova máquina Game Ready para tratar os atletas

A tecnologia, cada vez mais, se torna uma ferramenta presente no cotidiano de um clube de futebol. No Sampaio Corrêa não poderia ser diferente. Com equipamentos modernos à disposição, o departamento médico Tricolor trabalha com o modo qualidade acionado o tempo todo.

Os treinos de recuperação pós-jogo, por exemplo, são qualificados com o auxílio da termografia, técnica que registra gráfico das temperaturas da superfície da pele, usando uma câmera infravermelha de alto desempenho. O aparelho detecta a radiação infravermelha (calor) emitida pelo corpo, podendo refletir uma fisiologia normal ou anormal. Uma cor é atribuída baseada na temperatura registrada naquela parte da pele. O exame não apresenta riscos, é econômico, altamente preciso e as imagens saem quase instantaneamente. Não envolve radiação e não tem dor.

Máquina termográfica utilizada para observar a temperaturas da superfície da pele dos jogadores
Máquina termográfica utilizada para observar a temperaturas da superfície da pele dos jogadores

Os testes de CK, também, são realizados com frequência pelo departamento de fisiologia do clube, sob os cuidados do fisiologista Ricardo Mendes. Trata-se de um exame bioquímico que serve para medir o nível de desgaste de cada jogador. Geralmente é feito entre 48 e 72 horas depois de uma partida. O atleta tem uma ou duas gotas de sangue colhidas e colocadas num aparelho chamado reflutron, e então é feito o diagnóstico da fadiga muscular.

O departamento médico ganhou, recentemente, o aparelho Game Ready, obtido em parceria com os doutores Régis Sales e Cláudio Ronda. “Os principais benefícios visam a compressão ativa à crioterapia, indicado para lesões muscuesqueleticas e recuperação pós-cirúrgica, além de otimizar a drenagem linfática da área afetada, melhorando o processo de cura dos tecidos e o aumento do fluxo sanguíneo. É um procedimento superior ao tradicional”, explica o fisioterapeuta Marcos Riccelli.

O fisioterapeuta Marcos Riccelli usa a nova máquina Game Ready para tratar os atletas
O fisioterapeuta Marcos Riccelli usa a nova máquina Game Ready para tratar os atletas

Aliado à nova tecnologia, o clube não deixa de utilizar os métodos mais conhecidos, que envolvem os trabalhos de suplementação, corrida, piscina e academia. Atividades integradas para possibilitar aos atletas um melhor rendimento dentro de campo, sempre supervisionadas pelos preparadores físicos Arlindo Junior e Roger Gouveia.

12 respostas

    1. Oi Raimundo,
      O Paulo Sérgio segue em recuperação e acreditamos que muito em breve o inicie os treinamentos. Obrigado por participar.

  1. É motivo de alegria, e porque não dizer, orgulho, a estrutura médica que o Sampaio está oferecendo aos nossos atletas. Ali serão feitas as mais diversas avaliações e baterias de exames clínicos e outros… Assim o elenco boliviano estará, com certeza, preparado para enfrentar os desafios de 2016, que já começaram, e muito bem por sinal… Arriba Bolívia!…

  2. Assessoria o que aconteceu com o atacante Alex Sandro que tinha vinculo com o Sampaio e disputou a Copa SP de futebol júnior de 2015?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *